
Dia do Economista
Parabéns a todos os profissionais e estudantes.
No dia 13 de agosto de 1951, era sancionada a lei Lei Nº 1.411 que oficializava a criação da profissão de economista no Brasil. Porém, o e ensino das ciências econômicas no país ocorre desde a chegada da família real portuguesa e a abertura dos portos, com aulas relacionadas ao comércio da corte.
Espera-se que o profissional economista possua capacidade de intervenção no processo socioeconômico através de um conjunto de conhecimentos políticos, sociais e econômicos dadas suas habilidades adquiridas, como o poder analítico e a visão crítica. De acordo com Lourenço (2006), o profissional deve realizar estudos e planejamentos minuciosos, contribuir para a diminuição dos riscos, apontando para a sociedade em geral os melhores caminhos para o alcance do sucesso em seus empreendimentos, considerando a melhor alocação dos recursos escassos.
Para conhecer um pouco mais sobre o perfil esperado de um economista, acesse a página de apresentação do curso de ciências econômicas.
E para conhecer um pouco mais sobre o símbolo da profissão, acesse essa página especial do Conselho Federal de Economia.
LOURENÇO, G. M. Habilidades e peculiaridades do economista. Análise Conjuntural, v. 28, n. 07/08, p. 1–23, 2006.
Source: Economia/FACE
Categories: Notícias