
Publicação Docente
Intricacies of firm-level innovation performance: An empirical analysis of latecomer process industries- Prof. Felipe Queiroz
O estudo examina as relações entre inovação e desempenho no nível de empresas a partir da perspectiva de indústrias intensivas em processo (petróleo e gás, sucroenergética, mineração, siderurgia, celulose e papel) no Brasil. O trabalho contou com evidências primárias de 63 empresas ao longo de um período de 10 anos. Ao contrário da maioria dos estudos sobre inovação em nível da firma, que focam em variáveis de gastos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e número de patentes, foi construída uma metodologia de mensuração de níveis de acumulação de capacidades tecnológicas das empresas. Essa abordagem é importante para evidenciar outros aspectos da inovação que são mais comuns em países emergentes, no qual poucas empresas investem em atividades inovativas mais complexas. O estudo também mensurou distintos mecanismos de aprendizagem sobre a acumulação de capacidades tecnológicas e os efeitos desta sobre a produtividade e exportação das empresas. Os principais resultados mostram a variabilidade encontrada na relação entre os vários tipos de mecanismos de aprendizagem e capacidade tecnológica. Por exemplo, combinações de aquisição de conhecimento externo e criação, compartilhamento, integração e codificação de conhecimento dentro das empresas influenciaram de forma positiva a acumulação de capacidades das empresas. No entanto, a acumulação de capacidades tecnológicas tem efeitos ainda mais positivos para as firmas com baixos níveis de produtividade do trabalho. A análise abrangente e diferenciada deste estudo baseia-se em métodos mistos (econométricos e qualitativos) para avançar na compreensão das complexidades envolvidas no desempenho da inovação no nível da empresa, particularmente na perspectiva de um ambiente menos intensivo em P&D e patenteamento. Também é fornecido uma base metodológica para explorar essas questões em outros contextos de pesquisa.
Paulo N. Figueiredo (Brazilian School of Public and Business Administration at the Getulio Vargas Foundation), Bernardo P. Cabral (Faculty of Economics at the Federal University of Bahia) e Felipe Q. Silva (Faculty of Administration, Accounting and Economics at the Federal University of Goiás)
Link para o artigo: https://www.sciencedirect.com/
Fonte: Economia/FACE
Categorias: Noticias