Ciências Econômicas
ipea

Publicação Docente

Mise à jour 09/02/22 07:54.

A prof.ª Débora Meireles tem artigo publicado como Texto para Discussão no IPEA.

O artigo da professora Débora Meireles, Os Impactos do Aumento da Licença-Maternidade Sobre os Padrões de Oferta de Trabalho Feminina ao Nível das Empresas em co-autoria com o Ricardo Freguglia e Carlos Henrique Courseuil foi publicado no Texto para discussão do IPEA. 

Este texto analisa os efeitos de mudanças voluntárias da licença-maternidade – por meio do Programa Empresa Cidadã (PEC) – de 120 dias para 180 dias sobre as contratações líquidas e os salários das trabalhadoras nas empresas que aderiram ao programa. Para tanto, foi empregado o método de pareamento com escore de propensão combinado ao de diferenças em diferenças. Os resultados revelaram que a extensão da licença-maternidade exerceu um impacto positivo e significativo nas contratações das trabalhadoras, e nulo para os salários de contratação. Como forma de testar a credibilidade da nossa estratégia empírica, foram estimados impactos nulos para anos anteriores ao início do programa, bem como para homens após o início do programa. Os resultados foram interpretados à luz de um arcabouço de competição imperfeita no mercado de trabalho, o qual sugere que os impactos estimados refletem um aumento na oferta de trabalho feminina para as empresas que aumentaram a duração da licença-maternidade.

Link para o artigo completo: https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=38835&Itemid=466

Source: Economia/FACE

Catégories: Notícias