Ciências Econômicas
noticia1299874317.jpg

Pesquisadoras do curso de Economia lançam livro sobre cooperação e inclusão social.

Updated at 01/24/12 08:26 .
As professoras Andrea Freire e Cláudia Regina são duas das organizadoras do livro Cooperação e Inclusão Social.

 As pesquisadoras Andréa Freire de Lucena (UFG), Cláudia Regina Rosal Carvalho (UFG) e Nair de Moura Vieira (PUC-GO) organizaram o livro "Cooperação e Inclusão Social", que será lançado no dia 18 de março, 14:30 horas, no Terraço do Bloco D da  área 2 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, que fica na Praça Universitária. A obra é um dos resultados do projeto de pesquisa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares em Goiás, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), por intermédio do edital de Fomento a Pesquisas em Áreas Estratégicas.

O conjunto de artigos no livro pretende discutir cooperação e inclusão social sob diversas perspectivas. Alex Pizzio traz as diversas abordagens que compõem a ideia de pobreza. Luciana de Oliveira reflete sobre o paradigma da dádiva e a essência da reciprocidade. Andréa Lucena, Dnilson Dias e Flávia Estrela levantam algumas questões teóricas sobre a relação entre Nova Economia Institucional e o cooperativismo. Luciene Dias destaca a necessidade de as cooperativas assumirem o seu poder de agência no processo de construção de suas narrativas. Dnilson Dias fornece instrumentos teóricos para que o desenvolvimento econômico seja compreendido a partir do papel central que as instituições ocupam.

Rita Kallabis analisa questões indispensáveis para que uma economia seja considerada solidária. Ângelo Cavalcante discorre sobre os elementos sócio-políticos que fundamentam a economia solidária. Cláudia Carvalho, Flávia Campos e Juliana Terêncio discutem o conceito de economia solidária e analisam como se deu a adoção do processo de autogestão no Brasil. Nair Vieira enfatiza a participação das universidades no processo de inclusão social por meio das Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares. Paula Andréa Valle demonstra o desempenho de Goiás no cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio estipulados pela Organização das Nações Unidas. Anna Roriz, Fabiana Barbalho e Thaís Oliveira levantam algumas questões importantes do cooperativismo. Cláudia Carvalho, Flávia Campos, Ana Paula Silva e Fabiana Barbalho descrevem os empreendimentos econômicos solidários de Goiás.

Nair Vieira compara as metodologias de incubação empregadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Universidade de Campinas e na Universidade de São Paulo e propõe uma metodologia que pode ser utilizada pelas incubadoras de Goiás. Andréa Lucena, Karla Araújo e Luciana Oliveira realizam um levantamento das legislações sobre incubadora de cooperativas populares discutidas ou criadas por outros estados brasileiros e fazem uma análise das legislações existentes em Goiás que tangenciam a questão. Por fim, Maria do Carmo Teixeira, Mônica Aparecida Silva, Waldecy Rodrigues e Bernardo Campolina Diniz discutem a relação entre capital social e desenvolvimento local destacando uma pesquisa realizada na região sudeste do Estado do Tocantins.

Source: FACE-UFG