
Seminário de Economia - A desigualdade nutricional na América Latina
Atualizada em 20/05/13 14:03.
O Nepec realiza no dia 22 de maio, às 17 horas, o Seminário de Economia com o professor Mario Ernesto Piscoya Díaz (IME/UFG).
Os Seminários de Economia são organzados pelo Nepec - Núcleo de Estudos e Pesquisas Econômicas da FACE/UFG. A participação nos seminários pode ser utilizada na contagem de horas de Atividades Complementares.
Local: Centro de Aulas B - Sala 107
Data: 22/05/2013
Horário: 17:00h
Palestrante: Professor Mario Ernesto Piscoya Díaz (IME/UFG) - Doutor em Demografia pelo CEDEPLAR/UFMG.
Título: A desigualdade nutricional na América Latina: Uma análise para 11 países
Resumo
Nos últimos 50 anos vêm se observando uma melhora importante nas condições de vida da população latino-americana refletidas em melhores indicadores econômicos e de saúde. No entanto, a desigualdade nas condições de vida existente nesses países tem sido pouco explorada devido a falta séries histórica de dados econômicos e de saúde. O presente trabalho propõe como um indicador a estatura observada nas idades adultas como um indicador que aproxima as condições de vida ás quais estiveram expostas as pessoas durante os primeiros anos de vida. As informações foram obtidas das pesquisas demográficas DHS/IRHS realizadas após do ano 1999 em 11 países da região. Os resultados sugerem que, embora tenha se observado uma melhora nas condições de nutrição das mulheres no tempo, a desigualdade nutricional tem permanecido constante no tempo.
Fonte: Nepec